quinta-feira, 30 de junho de 2011

ENCONTRO CUFA CUIABÁ 2009




CUFA COLÍDER MINISTRA UMA PALESTRA PARA INTEGRANTES DA CUFA ITAUBA, PROFESSORES, ALUNOS E COMERCIANTES

Foi um encontro onde a pauta foi a qualificação de produtores culturais em outros municípios


Aconteceu neste dia 18 de junho (sábado) as 13:30 horas um encontro no município de Itaúba com produtores culturais, professores, alunos, comerciantes e vários jovens, realizado pela CUFA Itaúba. 

A CUFA Colíder esteve presente realizando uma palestra ministrada por Anderson Zanovello explicando a institucionalidade da CUFA e também sobre captação de recursos em editais culturais e como escrever um projeto cultural, e expôs um pouco dos trabalhos da CUFA em Colíder, e apresentou os projetos culturais que estão sendo executados no momento que são: ONÇA PINTADA, que é um oferecimento do Banco da Amazônia e Governo Federal, conta com a parceria da TV Tropical e apoio da Prefeitura Municipal de Colíder e o projeto STREET GIRLS, aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal do Ministério da Cultura.

O evento foi um sucesso de público e Maria Cecília "Ciça", coordenadora da CUFA Itaúba e idealizadora do projeto ADA, aproveitou para apresentar este projeto, contou sobre suas dificuldades e vários sucessos na sua realização, ele já existe a mais de 5 anos. Na oportunidade foi tratado sobre a realização de um evento no dia internacional da juventude, 12 de agosto deste ano.
 
Após o seminário houve uma conversa mais aprofundada entre os integrantes da CUFA Colíder, Edvaldo Gonçalo e Anderson Zanovello e os integrantes da  CUFA Itaúba.

Na conversa, Anderson ressaltou a importância do estudo, pesquisas, dedicação e aprofundamento, na produção e participação de projetos e editais culturais, buscando a independência e, dessa forma ter recursos para a realização das importantes ações realizadas pela CUFA Itaúba, por meio do projeto ADA. Outro detalhe destacado por Zanovello foi a importância de se ter um núcleo de comunicação do projeto e da CUFA Itaúba, atualizando o site ou blog, utilizando o twitter dentre várias outras ferramentas.

"Percebi aqui que a CUFA Itaúba tem um grande poder de mobilização, pois compareceram várias pessoas de vários segmentos, desde os jovens até os adultos, alunos e professores, consumidores e comerciantes, parabéns a equipe da CUFA Itaúba coordenada pela Ciça", comentou Anderson Zanovello, coordenador da CUFA Colíder.
Impressões

"Gostei muito do que me foi apresentado e quero contribuir com a CUFA”, disse Fabrício Castro, morador do município de Itaúba.

"O encontro de hoje foi maravilhoso, pois vimos que existe muitas pessoas preocupadas em motivar e ajudar o próximo",comentaram Creusa Ribeiro e Edna Venâncio pedagogas do município de Itaúba.
 
"A palestra e a troca de conhecimentos que a CUFA Colíder nos proporcionou foi de grande suporte para que pudéssemos buscar recursos para os projetos da CUFA Itaúba. Ficamos mais uma vez com a certeza de que a parceria amiga esta presente a todo o momento na CUFA", argumentou Ciça coordenadora da CUFA Itaúba.

Projeto ADA - O ínicio

Em 2007, um grupo de alunas da Escola Estadual Papa João Paulo II do municipio de Itaúba - Mato Grosso tiveram a idéia de montar um grupo de teatro, e assim o fizeram, surgiu assim o Grupo de Teatro LTP- Loucuras, teatro e poesia que teve sua primeira apresentação no colégio no ano de 2007 com a peça Taras e Hamburgueres. A noite também contou com outras apresentações , como música, recitações de poemas...





A partir daí foram surgindo outras várias idéias, como grupos de dança, cursos de desenhos entre outros e o LTP tomou uma proporção maior e inspirou a criação do Projeto ADA - Arte, Desenvolvimento e Atitude- que visa atender a toda a sociedade integrando escola, educação, conhecimento, lazer, arte e cultura.



O Projeto ADA conta hoje com os grupos de Teatro LTP, Realidade e LTP Mirim coordenados pela professora coordenadora do Projeto Maria Cecilia Anacleto e pela criadora do Projeto Karyne Fabíola Anacleto Nalevaiko, já realizou várias apresentações inclusive fora do municipio , participando do FETRAN etapa Nortão realizada em Sorriso-MT e que vem crescendo no prestigio e admiração da comunidade;


Grupo LTP- em " A Familia Perfeita"
 
Grupo LTP - em " Consequencias" , peça teatral apresentada em Sorriso- MT no Fetran.
 
Grupo Realidade - em " Realidade"


 Grupo LTP- em " O auto de Natal"



 Grupo LTP Mirim - em " Procurando Manchinha"





Também conta com o Grupo Danç'art coordenado pela Professora Danielle Silva Salomão que em todas as suas apresentações anima o público que sempre pede " bis".


 O Grupo de Ballet/Grupo Gisele coordenados pela professora de Ballet Patricia Zopolatto Dias, que sempre encantam a todos que assistem com a garciosidade e delicadeza das coreografias.






Os meninos do Hip Hop que estão aprendendo muito bem! E também tem o Grupo Vozes coordenado pelo professor Paulo



E mais oficinas como as de música, desenho, Karatê, marcenaria...
Acima de tudo o Projeto se tornou uma " Grande Familia" que conta com a colaboração de vários amigos.