sábado, 24 de dezembro de 2011

Formandos 2011 e CUFA


CUFA ITAÚBA E PROJETO ADA FAZEM DECORAÇÃO DE FORMATURA.

Dia 17/12/2011 na Escola Estadual Papa João Paulo II, participamos da formatura dos alunos de Ensino Médio EJA e Regular. A decoração foi feita por alunos do projeto ADA e CUFA-Itaúba.
Grande foi  a surpresa quando chamaram para compor a mesa de honra como professora homenageada a coordenadora da CUFA –Iatuba  Maria Cecilia Anacleto (Ciça) , onde os alunos em suas palavras citaram e agradeceram não só por ter sido sua professora durante o ano letivo, mas também por fazer a Interação Social da comunidade através de projetos e oficinas que promovem a igualdade entre todos, não dando espaço para todo e qualquer tipo de preconceito. 

“Receber o convite para fazer a decoração deste evento foi para nós imensa alegria e emoção, recebemos esta ação como reconhecimento de nosso trabalho e interação social mostrando que não existem diferenças quando o objetivo é somar e multiplicar”.

Os formandos agradeceram também a todos os professores que os acompanharam durante todo o percurso educacional, desde  alfabetização até o ensino médio e em especial a diretora da Escola Estadual Papa João Paulo II Maria Expedito Viana, e sabem que este é apenas mais um passo a ser dado diante de dos objetivos almejados por cada um deles.





 Professora Homenageada e Coordenadora da CUFA - Itaúba - Maria Cecilia Anacleto
Maria Expedito Viana - Diretora da Escola Estadual Papa João Paulo II



 Compondo a Mesa de Honra, o Sr. Prefeito Raimundo Zanon, a Secretária de Educação Arlete C. Dambros, o Vereador Adriano Viais e a Professora Homenageada e Coordenadora da CUFA - Itaúba Maria Cecilia Anacleto.




Texto: Karyne Fabíola
Fotos: Viviane.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Interação de oficinas Itaúba, Colider e Guarantã

No dia 03/12/2011 no município de Itaúba MT aconteceu a primeira interação de oficinas culturais entre as CUFAS de Itaúba, Colider e Guarantã.
Participaram alunos do projeto ADA nas oficinas de danças: Hip Hop – Break, Teatro,  Yoga, Biscuit, Dança do Ventre, Street, Axé, Capoeira, Futsal e Libra.
Após as oficinas tivemos as apresentações.
Foi o passo inicial para o desenvolvimento do Projeto Semana Cultural que será lançado em 2012.
Contamos nessas atividades com grande apoio dos coordenadores Anderson (CUFA Colider) e Emerson (CUFA Guarantã) que contribuíram e mostraram que arte se faz com ajuda do outro e que ninguém é único.
Apresentações dos integrantes das CUFAS



Emerson (CUFA Guarantã) com oficina de  dança

Oficina de Break

Professor Capoeira VIP



Oficna de Break



Poliana (CUFA Colíder) oficina de danmça do ventre.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ITA NEGRA

No dia 18 de Novembro de 2011, Nas dependências da Escola Estadual Papa João Paulo II de Itaúba  19:00 h. mais uma vez o ITA NEGRA - projeto idealizado pelas profsoras Berenice, Lucivani e Danieli- sensibiliza a população para a condição de igualdade social, não só em relação a questão racial como enfoca a data de 20 de novembro, como também contra qualquer tipo de preconceito e discriminação.
Foram diversas apresentações, entre elas o grupo Danc`Art do Projeto Ada, com a coordenação e orientação da professora Daniele S. Salomão que foi um sucesso e as meninas arrasaram dançando duas músicas de origem Afro, logo após a aluna Jayne Andrade da oficina de inclusão digital (mais um projeto desenvolvido pelo ADA e CUFA) recitou um poema sobre a Origem Africana, apresentado o desfile de  roupas "Estilo Afro" sob a coordenação a professora Vivian Elisabeth Bianchet e o aluno Mateus Perina na o. Em uma sala redservada estava sendo realizada cortes de cabelo e tranças de origem Afro entre outras diversidades culturais e afro-descendentes. Foi um grnde Sucesso.
" Todos nós devemos respeitar o próximo independentemente da cor, raça, sexo,etc, Temos que ter a conciência de que não somos verdadeiros arco-íris"
                                                                                                        Dieily Souza
                                                                                orientadora:  Viviane S. Morais






alunos representando a origem negra e as professoras Liliana e Eliane


Professora Lucivani e igualde do povo brasileiro

professor Melquisedec
professoras Izabel Cristina e Eliane
professora Sônia


professora Berenice
professora matilde




                                                                           Elofante feito de Garrafas Pet (Oficina de Reciclagem)

aluna recitando poesia sobre a afro-descendência
professora Sandra e esposo

meninas se preparando para a apresentação de dança
Todos atentos às apresentações
professora Gabriela
Alunos explicando a origem da culinária afrobrasileira

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Participação da "CUFA" na Conferencia Estadual de Educação


No dia 26 de agosto, na Câmara Municipal de Itaúba município de Mato Grosso, aconteceu  a Conferência Nacional de Avaliação do Plano Estadual de Educação -  CONAPEE –  tendo não só a presença dos profissionais da educação estadual e municipal , mas também diversos segmentos da comunidade itaubense, como pais, alunos, coordenadores e diretores, secretária de educação, secretário da saúde, sociedade civil e organizada, associações e sindicatos,  entre os quais a CUFA- Itaúba MT se fez presente de forma ativa nas atividades durante os estudos, sendo  representada por alguns de seus integrantes, entre eles, professores e alunos saindo deste último segmento um de nossos representantes como representante  dos alunos, para conferência regional que se realizará em Sinop - MT  no mês e setembro deste ano de 2011.


Durante a Conferência foram debatidos e avaliados os “seis eixos temáticos” do Plano Estadual  de Educação os quais subsidiaram os debates e discussões:




1º Qualidade da Educação;
2º Inclusão e Diversidade na Educação;
3º Educação e Mundo do Trabalho;
Acesso à Permanência no Ensino Superior;
5º Profissionalização da Educação;
 6º Questão democrática



 
Nesta conferência duas das alunas do projeto de inclusão digital oferecido pela CUFA – Itaúba em parceria com a Escola Estadual participaram fazendo registros para a realização desta matéria  onde a secretária de educação Arlete Catarina Dambros,  explicou que esta conferência tem por objetivo ser de forma coletiva, avaliadora e integradora às metas e objetivos propostos  pelo Plano Estadual da Educação, a qual foi aprovado pela lei 8806/2008, falou ainda que, a maior dificuldade é reunir a sociedade, pois muitos não se faziam presentes. Destacou que a participação de todos é importante, para que possam ter conhecimento das dificuldades e necessidades da educação e contribuírem com sugestões de ações a serem desenvolvidas em prol de um melhor aprendizado.

“...é preciso que coloquemos em prática o que por muitos anos ficou só no papel e engavetado, e mudar o que não deu certo, a educação ultrapassa os muros escolares, chega de só professor assumir a responsabilidade, a sociedade como um todo deve ser atuante...” (desabafo de uma professora)

                                                                                             

Suzana Ribeiro
                          Amanda França

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cufa Itaúba Promovendo ações, no dia Internacional da Juventude

12 de agosto de 2011  “DIA Internacional da Juventude”   Pela primeira vez em Itaúba-MT comemora-se o Dia Internacional da Juventude.     A CUFA-Itaúba MT , juntamente com a secretaria de saúde, Escola Estadual Papa João Paulo II e outras entidades mobilizaram os jovens do município para uma caminhada pela s ruas da cidade com o tema “Erradicação da Fome e combate a Pobreza” , sensibilizando e chamando a atenção ainda dos munícipes e autoridades para o problema do consumo de drogas por nossos jovens, principalmente o CRACK.   “Devemos reconhecer que essas situações não acontecem só com os vizinhos, mas temos que abrir os olhos para o que acontece em nossa casa”.   Jovens e crianças receberam camisetas com a frase “Crack, tire essa pedra do meu caminho”.  As comemorações iniciaram 7:00h com um culto ecumênico e depois seguiu com a caminhada e atividades esportivas no decorrer do dia, foram arrecadados alimentos para cestas básicas para a distribuição entre famílias necessitadas e as atividades continuaram no sábado 13 de agosto com o sarau literário, tendo várias apresentações culturais.


                                   A mobilização foi total. CUFA e A. ADA lado a lado;
Olha só o representante da juventude da CUFA de Itaúba, mais um parceiro em ação;
                                 Agentes da saúde, participndo com a gente nesta caminhada;
                            Enfermeira e psicóloga, participando neste movimento de sensibilização
             O serviço de primeiros socorros, esteve sempre presente, embora naõ tenha sido necessário.
                                  Quebrando os preconceitos os meninos deram show;
                                      Mostrar talento no hip hop não é só pra menino;
 
Esta é a professora de Hatha Yoga a mais nova integrante da CUFA-Itaúba, com seu projeto de resgate interior do ser humano através da Yoga;
Professor Melquisedek, também mostrando a arte de quem participa da família CUFA;
Grupo Danc'Art do Projeto ADA (A.ADA), mais uma vez a Profª Dani mostrou seu talento com as meninas.
Todos que participavam de nossa mobilização ganhavam uma lembrancinha, feita pelos alunos dos projetos da CUFA -Itaúba;
                                         Apresentação da Hatha Yoga ;aluna da professoraMatilde.
A participação da comunicadora da Rádio local nesta movimentação da CUFA-Itaúba;
                               Professoras Sandra e Regiane, sangue da CUFA na veia, participação em todos  os momentos.
                             Breack Jil - jovens oficineiros mostrando seu talento;
      
                                  Essas meninas são o máximo, sempre na luta e em busca de cultura interacional;
                                                 A união é a base de tudo.
                                    Trabalhos do Projovem no sarau literário;
                                      No sarau literário, foram em exposição obras escritas pelos alunos.
                                    Presenças da Artista Plástica Valda e suas filhas.
                                       Culto ecumênico com todos os alunos.
Vozes que embalam nossos sonhos, conduziram nossos passos através da música;